O mês de novembro, dentre suas datas comemorativas, possui uma que deveria ser mais lembrada em virtude de seu significado, que é o dia de Ação de Graças. A data foi instituída através da Lei nº 781, em 1949, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou impressionado com as comemorações norte-americanas, no período (1905 - 1910) em que representou nosso país em Washington. A origem da data é americana e teve seu inicio no século XVI, na região chamada Nova Inglaterra. Os habitantes do local realizaram uma festa para comemorar a boa colheita daquele ano, depois de um inverno rigoroso.
Em 1961, a fim de repetir os agradecimentos pela colheita, o governado do local organizou a "Festa do Outono" entre os colonos ingleses e os americanos nativos. A partir daí, a festa passou a ocorrer anualmente. Assim como nos EUA, no Brasil a comemoração de Ação de Graças ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro, contudo, na América do Norte, a festa é mais popular, é, inclusive, feriado nacional, o que possibilita a reunião da família para agradecer pelas graças e bênçãos recebidas ao longo do ano. A data é comemorada com festas, grandes desfiles nas ruas, orações, abraços de confraternização e refeições com pratos tradicionais, como peru, batata doce, milho verde, tortas de abóbora, maçã e nozes. Aqui, a data não tem o destaque merecido, talvez, pelo fato do Dia de Ação de Graças anteceder, em apenas um dia, a Black Friday, que é tida como a data de maior desconto para as compras.
Por isso, o dia da gratidão acaba sendo esquecido pela maioria da população. A gratidão é uma das principais virtudes humanas. Ela deve ser ensinada na infância e estimulada nas relações familiares e sociais, a fim de afastar o individualismo, o egoísmo e a ingratidão. A gratidão deve ser praticada para se tornar um hábito, o que possibilitará relações interpessoais mais harmoniosas e cordiais. Para sermos gratos não precisamos de um dia especial, mas sempre é bom termos um para lembrar o quanto é importante o sentimento de gratidão, pois dizem que quanto mais gratos somos, mais felizes nos tornamos, já que conseguimos perceber e valorizar as pequenas coisas que acontecem no nosso cotidiano.
Não importa a quem agradecemos, basta agradecer... pela vida, pela saúde, pelas vivências afetivas, pela família, pelo trabalho, pela beleza da natureza... O importante é termos esse sentimento presente em nossas mentes e em nossos corações. Também podemos agradecer aqueles que nos cercam e estão ao nosso lado todos os dias e que tornam a nossas vidas mais leves, fáceis e felizes. E, quem sabe, um dia, o voto do embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, proferido em 1909, na Catedral de São Patrício, em New York, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de Graças", torne-se realidade: "Quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus".